No dia 11 de maio, o DCE da UNISAL, gestão “DE LUTA” (PSTU, MRS e independentes) realizou uma oficina sobre Reforma Universitária de Lula. A oficina, organizada como um grande debate, discutiu a reforma como uma medida neoliberal e de sucateamento do ensino superior público.

Participaram da mesa Vera Pozzatti, professora do Centro UNISAL e ativista do movimento, e Cássio Diniz, estudante de história, diretor do DCE e militante do PSTU. Vera enfatizou como a universidade nasceu, o que ela deveria ser, e os rumos que está tomando, destacando o processo de mercantilização do ensino encaminhado pelo governo Lula. Já Cássio analisou a proposta de reforma, tanto para o setor público, quanto para o privado, procurando explicar o quão regressivo está sendo para universidade e para todos os trabalhadores e a juventude, e também denunciou o papel traidor da UNE e de diversas outras correntes do movimento que apóiam a reforma.

Ao final do debate, o DCE apresentou o convite a todos os presentes a participarem do Encontro Nacional dos Estudantes contra a reforma, a ser realizado no Rio de Janeiro, nos dia 29 e 30 de maio. O DCE está organizando uma grande caravana, que servirá de estímulo para a organização da luta na região.