Como funcionavam os Sovietes
Testemunha ocular da Revolução Russa, o jornalista socialista norte-americano John Reed, autor do clássico Os dez dias que abalaram o mundo, descreve como funcionavam os sovietes:

“O Soviete dos Deputados Operários e Soldados de Petrogrado, que estava em plena atividade quando me encontrava na Rússia, pode fornecer um exemplo do funcionamento da organização fundamental urbana do Estado socialista. Era formado por cerca de 1.200 delegados e, em circunstâncias normais, tinha uma sessão plenária de duas em duas semanas. Ao mesmo tempo, ele nomeava um ‘Comitê Executivo Central’ de 110 membros eleitos com base numa representação proporcional dos partidos; esse Comitê Executivo Central convidava, para participar de seus trabalhos, membros do Comitê Central dos sindicatos profissionais, comissões de fábrica e outras organizações democráticas. A par do grande soviete da cidade, existiam ainda sovietes de bairro, constituídos por delegados de cada bairro no soviete da cidade e responsáveis pela administração dos respectivos setores urbanos”.

“Sou Trotsky”
Faltando cinco dias para a insurreição de outubro, John Reed testemunhou uma cena no mínimo curiosa quando estava diante da sede do Soviete de Petrogrado.

“Um dia, quando chegava à porta exterior, vi Trotsky e sua mulher detidos por um soldado. Trotsky remexeu em todos os bolsos, mas não encontrou seu cartão de ingresso.
– Não tem importância, afinal, dirigindo-se ao soldado, você me conhece. Sou Trotsky.
– Sem o cartão você não entra, respondeu-lhe o soldado. – Seu nome não me interessa.
– Mas, sou o presidente do Soviete de Petrogrado.
– Se você é pessoa tão importante – replicou o soldado – deve trazer consigo algum papel qualquer provando sua qualidade.”

Um certo Ulianov
No ano de 1915, Lênin estudava a fio obras filosóficas de Hegel na biblioteca do Museu Britânico. Anos depois da revolução de 1917, perguntaram a um velho funcionário do museu se ele se lembrava de Lênin. Nem sabia quem era. Perguntaram então se conhecia algum Ulianov. Ele responde: “Naturalmente que me lembro do sr. Ulianov; um cavalheiro muito agradável, baixo com barba em ponta. Um senhor de fala muito educada. Lembro-me muito bem dele. O senhor sabe o que foi feito dele?”
Post author
Publication Date