O 1º Congresso da Conlutas é um marco na história do movimento sindical, popular e estudantil do Brasil. Além disso, pretende fazer ampliar as políticas contra as opressões de gênero, homofóbicas ou racistas. Por isso, queremos entrar nesse movimento para fazer avançar a discussão sobre a questão de cultura e arte e a organização do movimento artístico.

Hoje, com o avanço do capitalismo na sua fase imperialista, o que vemos é a arte virando mercadoria para ser vendida em massa. O que vale é a rentabilidade e não a qualidade. Com isso, disseminam-se as artes que alienam e condenam os trabalhadores a deixarem tudo como está. Vende-se uma imagem de que tudo está bem e que é possível ser feliz no capitalismo apesar das horas e horas de trabalho e da falta do pão e do feijão de cada dia.

Isso tudo sem falar na falta de acesso ao teatro, à música, ao cinema ou a qualquer outro tipo de expressão artística que possa fazer com que o homem usufrua e se manifeste através destas. O que se vê são as normas das empresas que ditam o que é bom ou ruim sempre tendo como parâmetro o lucro e não a qualidade.

Com o pouco financiamento, e esse indo para o que dá lucro, muitos artistas e movimentos culturais acabam marginalizados e fracassam por conta da falta de condições de levar adiante seus projetos.

Então, assim como no movimento sindical, popular e estudantil, também se abre um espaço para o movimento artístico se organizar e fazer avançar a luta contra as amarras que limitam o seu desenvolvimento e disseminação. Existe um vazio deixado pelos poucos espaços e oportunidades para as diversas expressões artísticas que pode ser preenchido pelos milhares de artistas que estão por aí querendo mostrar seus trabalhos e expressões.

Queremos juntar os artistas e movimentos artísticos que queiram buscar uma saída para essa situação de decadência da arte. Junto aos trabalhadores, queremos lutar contra os ataques que o capitalismo dispara sobre nós, com independência dos governos e das empresas. Queremos tentar organizar os que estão na Conlutas e os que estão fora dela para mudarmos essa situação.

Se você é artista, participa de alguma expressão artística ou simplesmente se interessa por arte, procure-nos para construir uma reunião no Congresso da Conlutas.