Atos acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e BrasíliaAo mesmo tempo em que a Embaixada norte-americana e o governo brasileiro preparam o palanque para a recepção de Barack Obama no país, sindicatos e movimentos sociais preparam uma outra recepção ao presidente. A CSP-Conlutas está convocando protestos no Rio contra a vinda de Obama e o imperialismo norte-americano.

A convocação para a organização de atos públicos contra o presidente norte-americano foi aprovada por unanimidade durante a reunião ampliada da Executiva nacional da entidade, realizada nesse dia 15. Estiveram presentes na reunião, além de sindicatos, oposições e movimentos que compõem a CSP-Conlutas, partidos como o PSOL e o PSTU e entidades como o Jubileu Sul.

Foram aprovados dois atos públicos, um para a próxima sexta-feira, dia 18, às 16h na Candelária e outro para domingo, no Largo do Machado, durante o discurso de Obama.

Por que protestar contra Obama?
As manifestações vão denunciar os interesses do imperialismo norte-americano sobre o petróleo do Pré-Sal, e os acordos que serão assinados com o governo Dilma para entregar o recurso aos EUA. Também serão denunciados os planos de livre comércio entre Brasil e os EUA, que pretendem retomar a ideia da Alca.

Os manifestantes também vão exigir que os EUA não invadam a Líbia e que parem de intervir contra a revolução árabe. Vão ainda protestar contra a ocupação ianque do Iraque e do Afeganistão, assim como exigir a retirada das tropas brasileiras do Haiti, que estão lá a serviço das multinacionais norte-americanas.

Nesta quarta, dia 16, vai ocorrer uma plenária para ampliar as forças envolvidas no protesto, assim como organizar a manifestação. A plenária ocorre às 18h na sede do Sindipetro-RJ.

Outros estados
Além do Rio, outras cidades terão protestos contra o imperialismo. Em São Paulo, a manifestação será na sexta-feira, 18, na Praça do Ciclista, cruzamento da Avenida Paulista e Rua da Consolação.

Em Belo Horizonte, é o PSTU quem está organizando a manifestação. Além de protestar contra a presença do presidente norte-americano, os companheiros vão defender as revoluções no mundo árabe e exigir a queda do ditador Kadafi na Líbia. O ato será na Praça Sete, a partir das 16h.

Ao chegar ao Brasil, Obama participa de atividades em Brasília. Ativistas estão chamando na internet um protesto na Esplanada dos Ministérios, no sábado, às 10h.

*Com informações da CSP-Conlutas-RJ

SERVIÇO:

Rio de Janeiro
17/3, quinta-feira, 18h
Plenária de organização do ato
Local: SINDJUSTIÇA (Travessa do Paço, 23, 13º andar

18/3, sexta-feira, 16h
Ato público na Candelária

20/3, domingo, 10h
Ato público no Largo do Machado

São Paulo
18/3, sexta-feira, 17h
Protesto na Praça do Ciclista
(Cruzamento da Avenida Paulista e Rua da Consolação)

Belo Horizonte
18/3, sexta-feira, 16h
Ato público na Praça Sete

Brasília
19/3, sábado, 9h
Manifestação na Esplanada dos Ministérios

LEIA MAIS

  • Obama vem ao Brasil para discutir o Pré-Sal

    BAIXE O CARTAZ DO PSTU (.pdf):

    Atualizada em 17/3/2011, às 13h08