Leia nota do PSTU_CE sobre assassinato de adolescente por um policial em FortalezaNo último domingo, 22/7, o povo do Ceará ficou aterrorizado com o ato de violência cometido pela Ronda do Quarteirão. Um jovem de 14 anos foi assassinado de maneira covarde por um policial, que confundiu um trabalhador e seu filho com bandidos. A imagem de um pai abraçado com o corpo de seu filho estendido no chão levará muito tempo para ser esquecido.

O fato ganhou notoriedade pela sua brutalidade, mas também por que aconteceu em um bairro nobre. Caso tivesse acontecido na periferia poderia ficar no anonimato, como em geral acontece no nosso país. A verdade é que para a polícia do Governo Cid Gomes (PSB/PT/PMDB/PCdoB) a abordagem ao cidadão comum é sempre violenta.

A solução para a violência no Ceará não pode mais ser encarada com o aumento da repressão como fizeram até aqui os governos do PSDB e o de Cid. A violência antes de tudo é causada pela miséria na qual vive o povo. Mas são o Estado e os atuais governantes os principais responsáveis, pois não fazem nada para acabar com a pobreza e utilizam o aparato policial contra o povo pobre.

Ao invés de seguir comprando carros importados para servir de viatura e impressionar o turista, o governo Cid deveria investir mais em educação, saúde, emprego, salário e moradia para os trabalhadores. Além disso, os policiais precisam ser bem treinados e respeitados pelo governo.

A Ronda do Quarteirão até aqui, só serviu para reprimir o povo trabalhador, os negros e a juventude da periferia.

O PSTU nesse momento se solidariza com a família que perdeu um ente querido e exige do governo Cid Gomes:

  • 1-Exoneração do Comandante da Ronda do Quarteirão;
  • 2-Prisão e expulsão do Soldado assassino;
  • 3-Extinção da Ronda do Quarteirão e criação de uma polícia unificada e desmilitarizada sobre o controle dos trabalhadores;
  • 4-Pedido público de desculpa do governador a família e ao povo do Ceará;
  • 5-Pagamento de indenização à família.

    Fortaleza, 27/07/2010
    Direção Estadual do PSTU

    LEIA MAIS

  • Violência policial: até quando?