A dois anos do escândalo do mensalão, que paralisou o Congresso Nacional e mergulhou o governo numa profunda crise política, novos casos de corrupção tomam novamente os noticiários, mostrando a lama que encobre tanto o governo Lula, quanto o governo tucano. A começar pelas denúncias de desvio de verbas da Infraero.

Ao mesmo tempo em que os controladores de vôo se amotinam por gratificação, a direção do órgão responsável pela administração dos aeroportos comanda um grande esquema de desvio por meio de superfaturamento. Segundo as denúncias realizadas por uma empresária à revista Istoé, o dinheiro desviado financiava campanhas do deputado e ex-presidente da Infraero, Carlos Wilson (PT-PE), e do próprio presidente Lula. O superfaturamento, segundo ela, chegava a 375%.

CPI da Nossa Caixa é instalada
Uma decisão do Tribunal de Justiça determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Nossa Caixa. Em março de 2006, foi descoberto o desvio de verbas publicitárias do banco estatal para deputados da base aliada do então governo Alckmin.

O presidente da Assembléia, Vaz de Lima (PSDB), envolvido no caso, está recorrendo na Justiça para impedir a CPI. A investigação causou ainda mais crise entre Serra e Alckmin, pois o atual governador tenta se desvincular da corrupção do seu antecessor.

Post author
Publication Date