Coordenação Nacional da Conlutas reuniu-se em Salvador
Conlutas

Atividade retoma debates e aponta os próximos passos da centralA reunião da Coordenação Nacional da Conlutas no Fórum Social Mundial (FSM) em Salvador foi norteada por três assuntos principais: Haiti, plenária da Coordenação Pró-Central e preparação dos congressos da Conlutas e de unificação dos movimentos.

Já na abertura, realizada na sexta-feira de manhã (29), o membro da coordenação Zé Maria de Almeida informou sobre a campanha de solidariedade classista ao Haiti, promovida pela Conlutas e outras entidades do movimento, chamada “Solidariedade sim. Ocupação não”. Ele alertou ainda da urgência da realização das doações por todas as entidades para que possam ajudar a reerguer as organizações irmãs do Haiti, como o Batay Ouvriye.

O estudante de Ciências Sociais da Unicamp, Otávio Calegari, que estava no Haiti durante os terremotos, silenciou e sensibilizou o plenário ao narrar os momentos trágicos dos tremores e suas terríveis consequências ao povo haitiano. “Andando pelas ruas de Porto Principe é que percebemos a dimensão da tragédia, pessoas feridas, pessoas mortas entre os escombros, pessoas queimadas porque postos de gasolina explodiram”.

Segundo Calegari essa primeira visão foi muito chocante. A solidariedade entre o povo diante da escassez da ajuda internacional também impressionou o estudante.

O haitiano Frank Seguy, que está no Brasil e participa da campanha Fora as tropas do Haiti, reiterou a importância da campanha de solidariedade as organizações de luta do Haiti. Segundo o haitiano, essas organizações precisam se reerguer para enfrentar os países imperialistas que intensificam a ocupação com o argumento da ajuda humanitária.

Plenária de sábado
No segundo ponto da reunião, a Conlutas procurou preparar sua participação na plenária de unificação dos movimentos que acontece no sábado. “Organizar a resistência dos trabalhadores e dos movimentos sociais” foi o manifesto debatido para ser apresentado na plenária da Coordenação Pró-Central.

Congressos de junho
No terceiro ponto de pauta, foram apresentadas as propostas para a preparação dos congressos que acontecem em junho: o da Conlutas e o da Unificação. A proposta da Secretaria Executiva Nacional (SEN) é utilizar os mesmos critérios para a organização dos congressos, como a eleição de delegados e a participação de entidades e movimentos. Além disso, discutiu-se a importância da proximidade das datas para a realização dos dois eventos com o intuito de facilitar a logística e reduzir os gastos financeiros.

As intervenções dos presentes reafirmaram a importância de ambas atividades. O tema provocou debates, mas ao final o plenário delegou a SEN a responsabilidade pelo encaminhamento do processo junto à Coordenação Pró-Central.

Ainda sobre este ponto foram aprovadas as seguintes resoluções:

  • a SEN é responsável pela organização do Congresso, aberta à participação de outras entidades políticas da Conlutas;
  • referendar os critérios apresentados pela Coordenação Pró-Central;
  • consultar as entidades sobre a duração do Congresso da Conlutas a ser referendada na próxima reunião da coordenação nacional nos dias 27 e 28 de março, no Rio de Janeiro.

    Moções e outras resoluções também foram aprovadas e serão divulgadas no início da semana na página da Conlutas e na rede.

    Sob os aplausos dos presentes, durante toda a plenária foram anunciadas doações de entidades ao povo e as organizações haitianas de luta.