Gradella é o nome do PSTU à prefeitura

O ex-deputado Federal Ernesto Gradella, é a alternativa de luta para a prefeitura da cidade ; Toninho Ferreira será o candidato a vereador por uma São José para os trabalhadoresNo dia 29 de junho, o PSTU realizou a convenção eleitoral, oficializando a candidatura do professor e ex-deputado Federal Ernesto Gradella à prefeitura de São José dos Campos. A convenção reuniu cerca de 200 pessoas no auditório Mário Covas da Câmara Municipal, entre metalúrgicos, professores, servidores públicos, sem-tetos e estudantes.

Além de Gradella, a convenção também oficializou as candidaturas da dirigente sindical dos Correios, Raquel de Paula, a vice-prefeita e para vereador o Advogado Toninho Ferreira. Os conhecidos lutadores da cidade e antigos candidatos pelo PSTU, como o metalúrgico Renatão e o líder sem-teto Marrom, também marcaram presença para declarar apoio às candidaturas socialistas e ressaltar a importância de eleger Toninho para a Câmara de São José.

O candidato a vereador, Toninho Ferreira, falou sobre as diferenças das demais candidaturas da cidade. “Essa é uma convenção dos candidatos de luta, socialistas que fazem contraponto as outras candidaturas, nossos candidatos não aparecem somente na época eleitoral, atuamos nas lutas ao lado da classe trabalhadora.”

Já no plenário podia-se observar o clima distinto das cerimônias partidárias burguesas. A formalidade, coquetéis e a presença de assessores e cabos eleitorais, deram lugar aos militantes e ativistas que se abraçavam em clima de camaradagem diante do encontro dos revolucionários presentes na convenção.

Uma São José para os trabalhadores
O cenário desta eleição não é diferente das campanhas passadas. De um lado, Alexandre Blanco promete dar continuidade à política do PSDB que governa a cidade há 16 anos, de outro, o petista Carlinhos de Almeida que tentará se firmar como a alternativa ao atual governo. Este ano serão sete candidatos à prefeitura da cidade, partindo de uma tentativa de se construir como uma terceira via, estão Cristiano Pinto Ferreira (PV) que deixou a base tucana para buscar uma “fatia” dos votos da direita. Antônio Alwan (PSB) ex-secretário de Governo que concorrerá pela primeira vez como prefeito, o advogado Antônio Silvério (PSOL) e o secretário de Cultura da cidade de Caçapava, Fabrício Correia (PSDC).

“Essas candidaturas serão financiadas por empresários que, após o resultado das urnas, cobrarão do governo uma São José para os patrões, pois quem paga a banda escolhe a música” disse Gradella, que citou como exemplo as grandes construtoras presentes na cidade.

Representantes dos Sem-teto do Pinheirinho, também estiveram no plenário reforçando o apoio às candidaturas que lutam pela moradia. “É dever do governo garantir moradia digna às famílias do Pinheirinho, brutalmente arrancadas de suas casas em benefício da especulação imobiliária, nossas candidaturas estarão a serviço desta luta” declarou Toninho Ferreira Advogado da Ocupação Pinheirinho e candidato a vereador pelo PSTU.

Lutadores que tem história
Os convidados para a mesa da convenção destacaram o histórico de luta dos candidatos pelo PSTU na cidade. O candidato Toninho Ferreira, foi lembrado desde seus tempos de militância na juventude e como metalúrgico frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Destacaram também o papel de Gradella como vereador na cidade e como deputado federal pelo PSTU. Seu mandato foi todo a serviço da classe trabalhadora, defendendo os direitos e denunciando os problemas e os baixos salários. Ao final, os militantes cantaram a Internacional Socialista com os punhos cerrados e com muita emoção fechando a noite da convenção eleitoral do PSTU.