Hugo Moreno, pré-candidato a prefeitura Nova Friburgo

PSTU Nova Friburgo – Rio de Janeiro

O PSTU – Nova Friburgo – organização operária que há anos luta em defesa dos interesses da classe trabalhadora, da juventude e dos setores oprimidos, vem manifestar-se a respeito deste momento tão crítico para o povo da cidade e de todo o país.

Os trabalhadores do município sofrem com o descaso e com a política excludente desse governo. O prefeito atual, Renato Bravo (PP), assim como os anteriores, tem governado para a burguesia da cidade, buscando satisfazer os interesses de meia dúzia de abastados e sacrifica a maioria da população. Vale lembrar que Renato Bravo pertence ao mesmo grupo ideológico que sustenta o Governo Estadual e Federal. Sofremos com os efeitos da precarização do sistema de saúde, o encarecimento e sucateamento do transporte e a falta de investimento na educação pública. Os servidores municipais sobrevivem com baixos salários e péssimas condições de trabalho, enquanto uma minoria usufrui com toda a sorte de privilégios.

A política econômica nacional determinará, em grande parte, como será implementada a política governamental no munícipio, por esta razão, estas eleições terão que passar, necessariamente, pelo debate da situação nacional. Nesse sentido, é preciso destacar que já estávamos em uma crise econômica quando a pandemia surgiu, na qual micro e pequenos empresários encerravam seus negócios causando mais desemprego e desalento para os trabalhadores, tanto em Nova Friburgo como em todo o Brasil.

Não podemos deixar de lembrar que o presidente da República, o ex-capitão do Exército que prestou continência à bandeira dos Estados Unidos, é representante da burguesia financeira e, em plena pandemia, com o colapso do sistema de saúde, entregou R$ 1,2 trilhão para os banqueiros. Já para os trabalhadores desempregados e para aqueles que perderam o emprego durante a crise econômica, agravada pela pandemia, apenas foram dadas as migalhas na forma de auxílio emergencial, que terminarão, certamente, após as eleições, mesmo com a continuidade da pandemia e do desemprego.

Os donos das grandes fortunas, que nada produzem e que sempre lucram muito em períodos de crise, seguem com sua estabilidade financeira e normalidade na vida privada. Entretanto, aos trabalhadores, que produzem toda a riqueza do país: desemprego, rebaixamento de salários, desestruturação familiar, caos. Portanto, não devemos depositar qualquer confiança nos representantes dos que nos exploram e oprimem. Eles prometem resolver todos os graves problemas, como num passe de mágicas, porém, chegando ao poder, agem para beneficiar os ricos em detrimento da qualidade dos serviços públicos.

Para que sejam atendidas as necessidades mais sentidas pela população, não há outra saída, senão, a mobilização e a organização da classe trabalhadora e do povo nos bairros.

Alertamos também, que este modelo de eleição não resolverá os graves problemas sociais e econômicos de Nova Friburgo e dos demais municípios do país. O regime político dos ricos é uma falsa democracia, controlada por instituições já corrompidas, como o Congresso e o Judiciário, com uma legislação que atende somente aos interesses dos políticos representantes da burguesia. É bom lembrar que os “velhos políticos” é que ganharão com essas eleições viciadas. Caso os partidos de esquerda não denunciem o caráter antidemocrático dessas eleições, serão cúmplices deste dessa farsa, dessa enganação.

Nós do PSTU, convocamos você, que quer uma Nova Friburgo verdadeiramente justa e voltada para os trabalhadores, que venha se somar na nossa luta.

Acácio, candidato a vice-prefeito

Nosso partido segue o seu compromisso com a classe trabalhadora, a juventude e os setores oprimidos de Nova Friburgo. Elegeu em convenção no último dia 31 do mês passado, para as eleições municipais, lutadores que defenderão a construção de uma alternativa socialista, uma Friburgo Operária, como pré-candidato a Prefeito, o bancário e historiador Hugo Moreno, e a Vice-prefeito, o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e fundador da Conlutas, Acácio Hermann.

Vânia, pré-candidata à vereadora

Como pré-candidatos a vereadores, a convenção aprovou o nome de Vânia, fundadora do Sindicato dos Químicos e militante do Quilombo Raça e Classe e o do sacoleiro e estudante de geografia Kurt Prestes.

Kurt Prestes, pré-candidato a vereador