Coluna da Conlutas na marcha de abertura
Gustavo Sixel

Milhares de pessoas participaram da passeata de abertura do V Fórum Social Mundial, realizada em Porto Alegre nesta quarta-feira. A marcha começou por volta das 18h, partindo da praça do mercado municipal, cruzando o centro da capital gaúcha e seguindo em direção ao Anfiteatro do Pôr-do-sol.

Na passeata, a coluna da Coordenação Nacional da Lutas (Conlutas) e da Coordenação de Luta dos Estudantes (Conlute) esteve presente com destaque. Cerca de três mil ativistas do movimento sindical e do movimento estudantil animaram a maior coluna de toda a manifestação.

Durante o percurso, os ativistas da Conlutas e da Conlute gritaram palavras-de-ordem contra o governo, suas reformas neoliberais e o governismo da CUT, como “Ô Lula, que papelão, essa reforma sindical é do patrão” e “A CUT é governista, abaixo as reformas Sindical e Trabalhista”.

`FotoNa frente da coluna, um boneco do presidente Lula usando um broche da CUT e vestindo uma faixa de traidor expressava a revolta dos manifestantes contra as medidas neoliberais implementadas pelo governo do PT.

No trajeto, a coluna parou na frente de um prédio do INSS, ocupado na terça-feira, 25, por diversos ativistas sem-teto de todo o mundo. Do carro de som, Cyro Garcia saudou o exemplo de luta dos companheiros e chamou a solidariedade à luta por moradia: “Sem-teto é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”.

Um grupo de 50 palestinos também foi saudado pelos ativistas quando se juntou à coluna da Conlutas e juntos gritaram “chega de rapina, viva a resistência no Iraque e Palestina”.

Participando ativamente da coluna da Conlutas, os militantes do PSTU com suas faixas e bandeiras deram um colorido especial à manifestação. A animação foi grande, com os militantes cantando palavras-de-ordem contra as reformas neoliberais e a guerra no Iraque, como “Dívida externa é um ataque, que financia a tortura no Iraque“.

Depois de percorrer um longo percurso, a manifestação terminou às 21h no Anfiteatro do Pôr-do-sol. No encerramento, o presidente nacional do PSTU e membro da Coordenação da Conlutas, José Maria de Almeida, criticou o governo Lula e sua ida ao Fórum Econômico Mundial: “Ao ir a Davos, Lula está fortalecendo o velho mundo dos capitalistas e exploradores”. Ele também conclamou os participantes a estarem em frente ao ginásio do Gigantinho, onde Lula estará presente na manhã desta quinta-feira, para protestar contra o governo. No final, todos os ativistas da coluna cantaram o velho hino das greves dos servidores públicos e bancários “Lula pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão”.