Na última quinta-feira, dia 26 de outubro, ocorreram as eleições para o Metabase Inconfidentes, um dos maiores sindicatos dos trabalhadores mineiros da Vale do Rio Doce e da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e que representa os trabalhadores da região de Congonhas, Mariana e Lafaiete, em Minas Gerais.

A chapa 2 – Renovação e Luta, apoiada pela Conlutas, venceu as eleições com 444 votos (50,5%), contra 435 (49,5%) da chapa 1, da situação, apoiada pela CUT. Esse resultado foi uma grande vitória para os trabalhadores da Vale, que agora poderão contar com um sindicato combativo, que não aceita a conciliação com os patrões; democrático, que irá organizar os trabalhadores pela base; e forte, porque atuará em unidade com os outros sindicatos de luta dos sistemas CVRD, como os de Itabira e do Espírito Santo.

Além disso, foi uma grande vitória ter varrido do sindicato o pelego Eurides que, como presidente, além de trair as lutas da categoria, é acusado de ter desviado dinheiro dos trabalhadores em benefício próprio.

As eleições aconteceram em um momento importante em que a Vale acaba de comprar a mineradora canadense INCO, se tornando a segunda empresa mineradora do mundo, enquanto seus trabalhadores sofrem com arrocho salarial, más condições de trabalho e perda de direitos.