A Conlutas-RJ está chamando todos e todas ativistas, entidades e organizações de luta para realizar um ato independente dos patrões e dos governos no próximo 1º de Maio. A manifestação acontece a partir das 14h na Cinelândia.

O tema do ato deste ano será “Os trabalhadores não vão pagar pela crise”. Seguindo a orientação da Conlutas nacional, a Conlutas -RJ vai exigir emprego para todos, redução de jornada de trabalho sem redução de salário, moradia, terra, aposentadoria, educação e saúde públicas.

Em nota, a entidade explica a importância de construir um ato classista neste momento de crise. “Enquanto os patrões e a mídia fazem campanha contra os salários e direitos dos trabalhadores, a Força Sindical e a CUT transformam o Dia Internacional dos Trabalhadores em showmícios e sorteios, financiados pelas mesmas empresas que atacam nossa classe. Dizem-se defensoras dos trabalhadores, mas estas centrais sindicais estão assinando acordos com os patrões que retiram direitos, reduzem salários e ainda geram desemprego”, diz o texto.

Na convocatória para o ato, a Conlutas também ressalta a importância de lutar contra o racismo, o machismo, a homofobia e toda forma de discriminação e reafirma a luta por uma sociedade justa, livre e igualitária, contra o capitalismo e pela construção do socialismo. A manifestação também vai lembrar os 45 anos do golpe militar e repudiar o período de ditadura no Brasil.

*Com informes da Conlutas-RJ