Detalhe do cartaz de divulgação

Ativistas da Conlutas preparam encontro no dia 26 de marçoOs militantes antirracistas da Conlutas, reunidos no Movimento Quilombo Raça e Classe, e de outras entidades, como o maranhense Quilombo Urbano, estão impulsionando a realização do II Encontro Nacional de Negros e Negras, no dia 26 de março, no Rio de Janeiro.

Como afirmou Júlio Condaque, da direção nacional do Quilombo Raça e Classe, “essa é a melhor forma de homenagearmos os lutadores mártires de Shapeville, avançando na organização, classista e revolucionária, de negros e negras em todo o mundo. Nosso encontro tem como tema a ideia de unir raça e classe na luta pelo trabalho, educação, moradia, políticas afirmativas, terras para os quilombolas e reparações para todos os negros e negras, além de avançar na solidariedade ao Haiti, não só em função do catastrófico terremoto, mas também pela não menos trágica ocupação patrocinada pelo Brasil e pela ONU”.

Março é mês de luta contra racismo
Em 21 de março de 1960, mais de 5 mil pessoas realizaram um protesto nos arredores de Johannesburgo, na África do Sul, contra a famigerada Lei do Passe, que obrigava negros e negras a mostrarem passaportes para circularem dentro de sua própria terra.

A marcha foi violentamente reprimida, entrando para a história como o Massacre de Shaperville, após 69 jovens e trabalhadores terem sido executados. Mas tudo isso não foi em vão.

A ONU foi obrigada a decretar, a partir de 1965, o dia 21 de março como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data acabou se transformando numa das principais referências da luta antiapartheid e antirracista mundo afora.

Para mais informações sobre o encontro, entre em contato com a Conlutas do Rio de Janeiro: [email protected].

  • Baixe o cartaz do encontro (.jpg)

    Post author
    Publication Date