Neste fim-de-semana, dias 29 de fevereiro e 1 e 2 de março, acontece a primeira reunião do ano da Coordenação Nacional da Conlutas, no Rio de Janeiro (RJ). Além de aprofundar temas como conjuntura nacional e situação da Venezuela e do continente latino-americano, será o momento de construir um calendário de lutas para, em 2008, enfrentar os ataques dos governos e dos patrões.

Na sexta-feira, 29, a reunião abrirá com um debate sobre conjuntura e plano de ação. Em seguida, a situação política da Venezuela e da América Latina estará em discussão com base em textos elaborados por organizações que refletem variadas posições. As entidades e movimentos ainda podem enviar texto sobre o assunto para a secretaria da Conlutas.

No sábado, 1º, as entidades e movimentos discutirão a reorganização do movimento e iniciativas políticas dirigidas aos demais setores da esquerda. A lei de legalização das centrais sindicais também terá um ponto a parte para que a Conlutas defina uma posição a respeito. Durante a tarde, haverá um espaço para reunião dos Grupos de Trabalho – Negros e Negras, Mulheres, Movimentos Populares, Educação, etc.

O último dia, domingo, já vai definir importantes encaminhamentos quanto ao congresso da entidade, que acontece em julho, como, por exemplo, a definição do regimento interno. A proposta de regimento interno já foi enviada às entidades filiadas. A Conlutas recomenda que todos discutam a proposta anteriormente, tragam propostas e se posicionem previamente.

Cada entidade deverá mandar um delegado com direito a voto e quantos observadores quiser, esses com direito somente a voz. As entidades e movimentos devem informar com antecedência à Secretaria da Conlutas por escrito o nome de seu representante.

A reunião acontece no auditório do Sind-Justiça, que fica na Travessa do Passo, 23, 13º andar, centro, ao lado da Assembléia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Rio.

*Com informes da Secretaria da Conlutas Nacional.

Atualizada em 28/2/2008, às 9h