No dia 17 de janeiro de 2008, acontecem as eleições para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil Pesada do Estado de Sergipe (Sintepav). Duas chapas concorrem: a Chapa 1 (Novos Rumos no Sintepav), apoiada e composta por operários que defendem a Conlutas, e a Chapa 2, da Força Sindical, encabeçada pelo ex-presidente do sindicato.

O processo eleitoral está bastante polarizado, pois esta eleição é uma determinação da Justiça do Trabalho que destituiu a antiga diretoria, já que o ex-presidente, que hoje encabeça a Chapa 2, está sendo processado por roubo do patrimônio da entidade. Segundo os cálculos realizados, o rombo chega a quase R$ 500 mil.

O ex-presidente fechava acordos salariais com as empresas sem realizar assembléias de base com os trabalhadores para discutir a pauta de reivindicações. Várias empresas, até hoje, não pagaram o reajuste salarial do acordo coletivo fechado em julho. A gasolina do carro do ex-presidente é paga pelos empresários.

Com o afastamento da diretoria pela Justiça do Trabalho, uma Junta Governativa foi eleita em assembléia de base para dirigir o sindicato e organizar o processo eleitoral. Um grupo de trabalhadores que buscam mudar a atual situação do sindicato procurou a Conlutas, solicitando apoio. Hoje, o grupo que reivindica a Conlutas é maioria na Junta Governativa.

Apoio das entidades da Conlutas
Os companheiros da Chapa 1 solicitam o apoio das entidades filiadas à Conlutas. Mesmo envolvido nos escândalos de roubo, o ex-presidente do Sintepav organizou uma chapa para disputar o processo eleitoral e tem o apoio da patronal e da Força Sindical.

Nesse sentido, solicitamos o apoio dos lutadores. A Chapa 1 (Novos rumos no Sintepav) é a chapa comprometida com a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. O compromisso da chapa é levar o debate de filiação do Sintepav à Conlutas.

Chegou a hora de mudar o Sintepav. A Conlutas é parte viva nesse processo. Queremos começar 2008 construindo uma nova alternativa de direção para os operários da construção civil pesada do estado de Sergipe.

Contato com Roberto Aguiar, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (79) 9125 5160 e (79) 4009 1866 (Sindipetro-AL/SE)