Zé Maria apresenta as propostas da coordenação da Conlutas
Matheus Birkut / Cromafoto

Após a abertura, o Encontro Nacional da Conlutas iniciou a discussão do ponto de Organização, no qual foram apresentadas as idéias contidas nos documentos e contribuições que foram distribuídas aos participantes. Para este primeiro ponto de pauta, compuseram a mesa Luís Carlos Prates, o Mancha, pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Maria Lúcia Fatorelli, da Unafisco e Neli Wada, do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp).

As várias entidades que compõem a Coordenação fizeram intervenções apresentando seus documentos e José Maria de Almeida apresentou a sistematização de consenso que foi discutida nas reuniões anteriores da Coordenação. O principal encaminhamento foi sobre a necessidade de se estruturar uma nova organização, fazendo o indicativo de um Congresso de fundação da nova entidade, para 2006.

Até lá, a discussão sobre a nova organização, seu caráter e sua forma de funcionamento deve ser feita nas bases. Ao mesmo tempo, foi ressaltada a necessidade de se fortalecer a estrutura da Coordenação, principalmente das finanças, para que haja condições de encaminhar as lutas contra as reformas durante este ano.

Sobre o caráter dessa nova organização, Zé Maria disse que “é preciso construir uma organização profundamente democrática, que não reproduza a estrutura de funcionamento das atuais centrais sindicais, que seja mais ampla, representando também os movimentos populares e que tenha como princípio a independência de classe”. Após as apresentações, teve início o debate.