Uma nova direção para as lutas vai nascerA ruptura de milhões de trabalhadores com a CUT e o PT, por sua experiência concreta com o governo Lula, deve dar origem a novas direções para o movimento de massas. Essa é uma discussão estratégica para o conjunto da esquerda, cujo objetivo é superar o principal problema que os trabalhadores enfrentam, que é o de sua direção.

A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) convocou, para abril de 2006, o Congresso Nacional dos Trabalhadores (CONAT), com o objetivo de fundar uma alternativa à CUT.

Publicamos nestas páginas a proposta da Federação Metalúrgica Democrática de Minas Gerais sobre como deveria ser essa nova entidade. Trazemos também a polêmica com setores da esquerda da CUT, que defendem a Assembléia Popular como forma de evitar o questionamento da CUT, ou seja, a construção de uma alternativa à central.

As últimas greves, como as dos bancários e funcionalismo federal da educação, só confirmam a necessidade de construir uma alternativa. Não é por acaso que muitos sindicatos e oposições de todo o país estão rompendo com a CUT e aderindo à Conlutas. É hora de construir a nova organização a partir da base.

Post author
Publication Date