A última reunião da Conlutas, ocorrida nos dias 21 e 22 de março, em São Paulo, definiu, além do Dia Nacional de Luta, a realização de um Seminário Nacional. O indicativo de data para o evento é de 19 a 21 de abril de 2009. O seminário é resultado de um esforço comum entre a Conlutas e outras organizações do movimento social.

A idéia surgiu ainda no Fórum Social Mundial, em Belém, no mês de janeiro, a partir da plenária unificada com vários outros segmentos. Após a atividade realizada em Belém ocorreram quatro reuniões entre as organizações que convocaram a plenária. A Conlutas, setores da Intersindical (APS, CSOL e Enlace), o MTST e a Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo participaram de todas as reuniões.

O seminário, a princípio, terá quatro eixos temáticos principais: conjuntura e plano de ação; estratégia; ação, concepção e prática sindical; e natureza da organização que a Conlutas vem tentando construir de forma unitária com outras correntes. O evento servirá como base para a realização de outros seminários nas regiões, estados e municípios.

A Conlutas foi a única organização que apresentou, até o momento, formulações sobre os temas. O texto baseou-se nas propostas já discutidas amplamente e aprovadas nos Congressos de fundação e no I Congresso da entidade. A apresentação dessas propostas não prejudica a apresentação de contribuições de outros coletivos e entidades que compõem a Conlutas. Outras iniciativas, como a utilização de uma marca comum ao movimento e um blog na internet também estão em debate.