O processo de lutas que surge a partir dos bancários libera forças para a construção de uma alternativa de direção para as lutas dos trabalhadores. A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) surge como expressão desse processo, e vai se fortalecendo nessas mobilizações.

É assim na luta dos bancários, onde a Conlutas tem sido a coluna vertebral da organização da Oposição Nacional Bancária (mesmo não sendo todos integrantes da Oposição membros da Conlutas).

A última reunião de coordenação da Conlutas decidiu intensificar esse apoio, ajudando a Oposição Bancária a preparar-se em todos os sentidos para disputar e ganhar as eleições dos sindicatos da categoria, que acontecerão no início do próximo ano.

No dia 18 de novembro acontecerá a próxima reunião de coordenação da Conlutas e a Oposição Bancária está convidada a participar.

É dessa forma, nas lutas dos trabalhadores, contra a burguesia e o governo Lula, que nasce e se fortalece uma nova direção – a Conlutas.

PREPARAR O ENCONTRO NACIONAL

A última reunião de Coordenação Nacional da Conlutas decidiu reforçar o trabalho de organização e apoio às oposições sindicais, e também de apoio às lutas em curso. As coordenações estaduais deverão estar discutindo essas questões e organizando essas atividades.

Os Encontros Estaduais, que acontecem até o final do ano, também deverão tratar dessas questões. Já estão marcados vários encontros, como o de Minas Gerais (dias 5 e 6 de novembro) e de São Paulo (primeiro final de semana de dezembro).

Em janeiro, durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, acontecerá o Encontro Nacional da Conlutas, onde esperamos reunir milhares de dirigentes e ativistas do movimento sindical e dos movimentos sociais de todo o país, para avançar na construção dessa alternativa de direção para as lutas dos trabalhadores de nosso país.

VITÓRIAS FORTALECEM CONLUTAS

O processo de ruptura com a CUT rumo à construção de uma alternativa de direção sindical para o país, no entanto, vai além das categorias que estão em luta neste momento. Entidades que já se desfiliaram da CUT buscam concentrar esforços na construção dessa nova direção, fortalecendo a Conlutas. Por outro lado, chapas identificadas à Conlutas ganharam recentemente importantes eleições sindicais.

Outros sindicatos sem filiação a nenhuma Central, como o dos Servidores do Judiciário do Rio de Janeiro, decidiram em congresso aderir à Conlutas.

ENTIDADES QUE JÁ SE DESFILIARAM DA CUT

Fed. Democrática dos Metalúrgicos-MG, Sind. dos Metal. de SJCampos, Sind. dos Serv. Fed. SP, Sind. dos Trab. na Const. Civil Fortaleza, Sind. dos Trab. na Ind. de Alimentação de SJCampos, Sind. dos Metal. de Itaúna, Sind. dos Trab. do Colégio Pedro II

VITÓRIAS DE CHAPAS LIGADAS À CONLUTAS

Sind. dos Serv. Munic. de Santo André, Sindicato dos Servidores Federais do Rio Grande do Norte, Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Rio de Janeiro.
Post author
Publication Date