O painel “Conjuntura nacional e internacional: desafios para a organização dos trabalhadores” iniciou após a aprovação do regimento interno do CONAT. Para debater a situação nacional e do mundo, foram convidados para palestrar o sociólogo norte-americano James Petras, o historiador Valério Arcary, a Auditora Fiscal da Receita Federal Maria Lucia Fattorelli e o sociólogo Ricardo Antunes. Leia, abaixo, o perfil dos palestrantes.

James Petras
O sociólogo norte-americano não é só um intelectual de esquerda. Apesar de estar no coração do imperialismo, é internacionalista e apóia movimentos sociais de todo mundo, sobretudo da América Latina. Professor da Universidade de Binghanton, em Nova York, nos EUA, publicou vários livros, entre eles “O Brasil e a Alça” e “Capitalismo versus socialismo: o grande debate revisitado”. Petras lançou no FSM de 2005 sua última obra, “Brasil e Lula, ano zero”.

Valério Arcary
Professor do Cefet-SP e membro do PSTU, Valério começou sua atuação política como estudante em Portugal, onde viveu e participou da Revolução dos Cravos, em 1976 e 1977. Em 1979 voltou ao Brasil e participou da reconstrução da UNE. Militando com a Convergência Socialista (CS), um ano depois, participou da fundação do PT. Foi membro da primeira executiva da CUT São Paulo e foi do Diretório Nacional do PT por vários anos. Em 1992, com a CS, foi expulso do Partido dos Trabalhadores e fundou do PSTU. Hoje, é um dos seus dirigentes nacionais. Os seus trinta anos de militância foram sob a bandeira da 4ª Internacional.

Maria Lucia Fattorelli Carneiro
É Auditora Fiscal da Receita Federal, Presidente da Delegacia Sindical do Unafisco (sindicato nacional dos trabalhadores do fisco) em Belo Horizonte (MG) e integrante da Coordenação da Auditoria Cidadã da Dívida pela Campanha Jubileu Sul, organização promotora da campanha pelo não pagamento da divida externa e interna.

Ricardo Antunes
Sociólogo marxista e professor na Universidade de Campinas (UNICAMP), é autor de livros como “Adeus ao Trabalho?” e “Dialética do Trabalho: escritos de Marx e Engels”. Também é membro do PSOL e um dos colaboradores do filósofo marxista, o húngaro István Mészáros.