“O V CETECT-RJ aprova o plebiscito da categoria sobre a desfiliação da FENTECT e aprova a convocação da Assembléia Geral no dia 20 de abril de 2012, para aprovar um Plano de Lutas contra o SAP e para eleger os 34 delegados ao XI Congresso Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios”

Com esta resolução final foi realizado o 5º Congresso Estadual dos Trabalhadores Correios, entre os dias 14 e 15 de abril de 2012, no cidade de Miguel Pereira, interior do estado do Rio de Janeiro.

O congresso foi convocado com o objetivo de discutir a desfiliação do sindicato da FENTECT (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios) e as mudanças estatutárias. Foram inscritos 205 delegados e compareceram 153. Já na eleição dos delegados nos locais de trabalho ocorreu muita fraude. Toda a direção e conselho fiscal do sindicato foram delegados natos, conforme aprovado na Comissão Organizadora do Congresso, composta amplamente pela própria direção do sindicato.

Foram inscritas cinco teses para o congresso. A tese da direção do sindicato CTB-Correios; Luta pela Base-MR; Movimento Resistência e Luta-MRL; Oposição Sindical CSP-Conlutas e Renovar para Avançar- ArtSind. Na votação das teses venceu a do sindicato com 94 votos, a da ArtSind teve 26 votos, CSP-Conlutas 10 votos, MR – 6 votos e MRL- 7 votos, e três abstenções.

Como já era esperado, a principal polêmica do Congresso foi a desfiliação da FENTECT e a mudança no estatuto. Sobre a desfiliação, era visível o racha na CTB. E como ambas as partes tinham seus delegados, as plenárias internas da CTB foram várias e longas. Segundo informações de seus próprios delegados, teve momento que quase saíram na pancada.

Sobre as propostas de mudanças estatutárias, todos da CTB tinham acordo e aprovaram todas as suas propostas, inclusive a de mudar o mandato de três para quatro anos, bem como o aumento de 29 para 45 diretores. Logo, fica claro que trata-se de um racha burocrático, pela disputa do aparato do sindicato e da falida FENTECT.

Em plenário, sobre o plano de luta, foram aprovadas várias emendas feitas pela Oposição à tese guia da CTB.

Sobre a votação de desfiliação da FENTECT, a direção queria condicioná-la a não convocação de assembleia para eleger delegados ao XI CONTECT. A Oposição CSP-Conlutas apresentou outra formulação, que foi defendida junto com um dos diretores do SINTECT-RJ, também membro da CTB, sendo aprovada pela expressiva maioria dos votos dos delegados e delegadas participantes do V CETECT-RJ.

Entretanto, os outros membros do SINTECT-RJ, componentes da Mesa Coordenadora dos trabalhos do V CETECT-RJ, fraudaram o encaminhamento e o resultado da votação, proclamando como vencedora a outra proposta que obteve visualmente a menor votação, declarando encerrado o Congresso Estadual na marra. Estes fatos foram testemunhados por vários dirigentes da FENTECT presentes no Congresso Estadual.

Neste momento, está sendo convocada a assembléia por fora do sindicato, com abaixo-assinado na base, impulsionado pelos trabalhadores que participaram do congresso estadual e não aceitaram a fraude cometida pela direção do sindicato. A assembleia será realizada no dia 20 de abril às 19 horas, na sede do SINTERGIA-RJ, Rua Marechal Floriano, 199 – 10º andar, Centro do Rio de Janeiro, onde será aprovado o Plano de lutas contra o Sistema de Acompanhamento da Produção (SAP), o lançamento da Campanha Salarial 2012 e a eleição dos 34 delegados ao participarão do XI CONTECT, previsto para ser realizado nos dias 12 a 16 de junho em Fortaleza/CE.

Heitor Fernandes, é militante do PSTU, membro da CSP-Conlutas e da FNTC