A segunda etapa do Congresso do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE/RJ) se realizou nos dias 13 e 14 de junho. A primeira foi realizada em outubro do ano passado, mas não conseguiu terminar a pauta de votações. Nela já havia sido aprovada, por ampla maioria dos votos, a proposta de unificação da Conlutas e da Intersindical. Agora não só se reafirmou esta resolução como se avançou ainda mais no processo de reorganização.

O congresso aprovou, agora, que o Sepe/RJ se esforçará política e materialmente para a construção de uma nova central de movimentos que seja criada a partir da unificação da Conlutas e da Intersindical.

Em uma votação polêmica, o Congresso definiu, por 68% dos votos do plenário, dedicar 4% da arrecadação mensal do sindicato ao esforço de criação dessa nova central.

A bancada do Sepe/RJ para o próximo Congresso da Conlutas conta com 210 delegados, eleitos em assembléias em todo o estado que reuniram cerca de 1.100 profissionais de educação.

No último dia 12, o Sindijufe (Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso) aprovou em assembléia sua filiação à Conlutas, mostrando que, às vésperas de seu primeiro congresso, a Coordenação se fortalece ainda mais.

Post author
Publication Date