`CyroÉ com a ampla divulgação do dia 16 que as Coordenações Estaduais de Luta (Celutas) e os sindicatos estão construindo as caravanas para Brasília. De todas as regiões chegam informes. São assembléias, debates, panfletagens e divulgação de faixas e cartazes nas cidades. Esse movimento é resultado da disposição, que existe em diversos setores, de participar da manifestação. A batalha maior é garantir os ônibus para levar todos os ativistas. Estamos publicando a seguir alguns informes como exemplo das iniciativas.

Entramos na reta final. Agora é hora de garantir as caravanas e preparar um grande ato nacional. Todos lá!

  • Florianópolis (SC)

    Já são mais de 100 sindicalistas inscritos das seguintes categorias: previdenciários, eletricitários, técnicos administrativos das universidades, trabalhadores do CEFET, do IBGE, de processamento de dados, servidores municipais, professores estaduais, da ASPRAC, entre outros. Também estão inscritos cerca de 60 secundaristas, universitários e ativistas do movimento popular. Em todas as assembléias das categorias convocam-se as caravanas. Os cinco mil jornais da Conlutas já foram distribuídos. Infelizmente, no Sindicato dos Municipários de Florianópolis, dirigido pela corrente O Trabalho e pelo PCdoB, foram criados todos os empecilhos para que não houvesse a caravana. Mas, durante a greve da categoria, foi feita a convocação em todas as assembléias, construindo uma caravana de 28 pessoas que estão indo à revelia da diretoria. O objetivo, em todo o estado, é levar oito ônibus.

  • Rio de Janeiro (RJ)

    No dia 5 de junho, foi realizada a Plenária da Coordenação Estadual de Lutas (Celutas-RJ). A plenária contou com cerca de 80 companheiros representando as diversas entidades e movimentos: Sintuperj, Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu, Sindjustiça, Sintcommm, Sepe (Niterói e Macaé), Sindicato dos Químicos de Magé, Sindsprev, Sindicato dos Metalúrgicos, FAM-RIO, DCE-UFRJ, Movimento Independência e Luta dos Petroleiros do Rio, Oposição Bancária e Oposição dos Correios. De acordo com um levantamento realizado, existem cerca de 800 companheiros interessados em participar da marcha. O desafio é o transporte. Dos 20 ônibus, 12 já estão garantidos. A Celutas fará uma nova reunião para discutir a ampliação do número de ônibus. A plenária também aprovou duas atividades de protesto contra as reformas: dia 9, a partir das 16h, na Cinelândia, e dia 15, na saída dos ônibus para Brasília.

    Na Baixada Fluminense, o Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu, com o núcleo da Celutas da região, está divulgando o ato, com panfletagens em toda a base e em estações de trens (Japeri e Nova Iguaçu). O jornal da Conlutas está sendo distribuído em Nova Iguaçu, Itaguaí, Paracambi, Nilópolis, Queimados, Belford Roxo, Japeri, Seropédica e Mesquita. Em todos esses municípios há faixas convocando o dia 16. Três ônibus estão lotados e a lista de espera conta com 400 pessoas.

  • São José dos Campos (SP)

    Os preparativos para o dia 16 estão a todo vapor. Serão enviados 12 ônibus com metalúrgicos, químicos, trabalhadores da alimentação, aposentados, sem teto e juventude.
    No dia 2, foi realizado na Câmara Municipal de São José, o Encontro Regional, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas. O Sindicato dos Metalúrgicos também está veiculando chamadas nas rádios locais divulgando a importância desse ato. Os líderes sindicais da região participaram de entrevistas nas rádios para falar dessa mobilização.
     

  • Goiânia (GO)

    No dia 5, em Goiânia, ocorreu o Encontro Sindical Estadual. Estiveram presentes as seguintes entidades: Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (GO e TO), Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de Goiás, Oposição Sintego, STIUEG, ANDES-SN (Regional Planalto), SINDCEFET, SINTEF-GO, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação do Estado de Goiás, ESUEGO (Entidades Sindicais Unidas do Estado de Goiás). Esta última tem cerca de 50 sindicatos filiados. Pela manhã foi discutida a conjuntura nacional e, à tarde, aprofundaram-se os debates sobre as reformas Sindical e Trabalhista. As duras críticas às reformas de Lula e a importância de organizar a luta deram a dinâmica do encontro. O resultado foi que todas as entidades presentes formaram a Celutas e vão agora fortalecer a marcha a Brasília. O DCE da UFG esteve presente no encontro e garantiu 10 ônibus para Brasília.

  • Aracaju (SE)

    A Celutas de Sergipe está passando uma rifa para a bancar a delegação do estado.

    * Colaboraram Joaninha de Oliveira, André Freire, Jocilene Chagas e Gibran Jordão

    Post author André Valuche*, da redação
    Publication Date