Cerca de 1.500 militantes e simpatizantes do PSTU e da LIT-QI estão reunidos neste momento na Praça Duque de Caxias, em Porto Alegre, em uma animada concentração para a marcha de abertura do Fórum Social Mundial. A concentração ficou ainda mais animada, quando se juntou a ela uma passeata com os militantes da juventude, vinda do acampamento.

A animação é grande, com os militantes cantando palavras-de-ordem contra as reformas neoliberais e a guerra no Iraque, como “Dívida externa é um ataque, que financia a tortura no Iraque“ e “ô Lula, que papelão, essa reforma sindical é do patrão“.

Com muitas bandeiras e faixas, a concentração reúne os militantes de todo o país que já estão na capital gaúcha. Para muitos, a viagem foi longa. Os 46 companheiros do Pará viajaram três dias de ônibus. Os do Amapá, ainda viajaram mais um dia, de barco.

A concentração reúne também as delegações dos partidos da LIT que já estão presentes, como os de Argentina, Bolívia, Equador e Paraguai. Também estão presentes os grupos uruguaios Frente Revolucionária Socialista (FRAS) e Movimento Revolucionário Oriental (MRO), que agora enfrentam um governo de Frente Popular.