Cueca e dinheiro na concentração
Lindomar Cruz / Ag. Brasil

Contando com delegações de todo o país, a concentração da Marcha “Fora Todos”, em Brasília, já reúne cerca de 10 mil pessoas em frente à Catedral. Há representantes de entidades estudantis e sindicais, gente do movimento popular e militantes de partidos políticos, como o PSTU, P-SOL e PCB.

Neste momento, os organizadores estão orientando os milhares de participantes a se localizarem nos quatro “blocos” que compõem o protesto: “Contra a corrupção”, “Contra a política econômica do governo”, “Contra as reformas neoliberais” e “Em defesa das reivindicações dos trabalhadores”.

Na empolgadíssima concentação, que já supera em número o ato dos caras-de-pau, realizado ontem pela UNE, a CUT e as entidades governistas, as palavras de ordem demonstram a disposição dos participantes do ato. Perto do carro-de-som da Coordenação Nacional de Lutas, a Conlutas, representantes de várias categorias conclamam: “Aqui fala trabalhador! Fora Todos, do burguês ao traidor”.

No primeiro bloco, o que se refere à corrupção, um enorme boneco do Sindicato dos Correios, recheado de notas, puxa uma animada ala de trabalhadores e jovens com maletas e outras referências às falcatruas dos governo. É de lá que sai outra palavra de ordem: “Lula sabia! PT ladão! Rouba do povo pra botar no cuecão!”.

Em poucos minutos, às 11 horas, terá início a caminhada rumo aos Ministérios e ao Congresso.