A Batay Ouvriye quer comunicar a todos que, desde a visita de uma delegação de sindicalistas brasileiros convidados por nós para que conhecêssemos amplamente suas posições sobre a ocupação, a exploração e a dominação vigentes em nosso país, tem sido proferidas ameaças e intimidações contra nossa organização.

De fato, mesmo antes da saída da delegação, em Cap-Haitien, no dia seguinte à recepção destes camaradas e amigos do Brasil pelos trabalhadores da cidade do Norte, um grupo de aproximadamente dez bandidos, certamente enviados, armados com facões, cacetetes e pistolas, chegaram, tarde da noite, em nosso local para nos insultar. Trataram de adentrar no local, o que claramente parecia ser um ataque aos camaradas que estavam ali. Como não conseguiram seu objetivo, formaram uma confusão para nos intimidar e nos ameaçaram com represálias.

Em Porto Príncipe, na manhã que seguiu ao encontro organizado em Cité Soleil, com os mesmos fins, pelos trabalhadores de Batay Ouvriye da região, dois carros da Minustah estacionaram em frente a nossa sede ali localizada.

Responsabilizamos tanto as autoridades desta força de ocupação – a Minustah – como as autoridades haitianas, as duas em estreita coordenação com estas forças obscuras e que, tendo nos recebido, estavam perfeitamente a par de nossas atividades com a delegação brasileira.