Em primeiro lugar, é preciso estatizar e reestatizar as empresas que foram privatizadas, acabando com a máfia dos transportes. Nas mãos dos empresários, as planilhas de custo são manipuladas, os trabalhadores do setor são superexplorados e possuem jornadas exaustivas, levando mais risco à população.

Sem essa medida, nenhuma alternativa real é possível. A estatização vai garantir tarifas mais baixas, pois o Estado poderá subsidiá-las sem repassar milhões para as empresas privadas. Com isto, é possível oferecer passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados. Mas de imediato propomos a redução das passagens em 60%, exatamente o aumento que as tarifas tiveram acima da inflação.

O Estado precisa ocupar seu papel. O transporte deve ser estatal e controlado pelos trabalhadores do setor e pelos usuários. Essa medida deve ser estendida às ferrovias que foram privatizadas pelo governo tucano. Dessa forma, teríamos soluções muito mais baratas e eficientes para o transporte de pessoas e cargas.
Por outro lado, é preciso parar de pagar as dívidas e destinar parte deste dinheiro ao investimento maciço na ampliação dos transportes coletivos.

Os governos priorizam obras viárias (beneficiando as empreiteiras) e concedem subsídios fiscais às montadoras. É preciso seguir outro caminho e optar pelo transporte público ao invés do particular. Para isso, é fundamental que o Estado crie novas linhas de metrô e trens e amplie a frota de ônibus, principalmente nas periferias das grandes cidades. Só assim será possível ter meios de transportes para atender milhões de pessoas com conforto, eficiência, segurança e rapidez.
aEstatização das empresas privadas para acabar com a máfia dos transportes. O transporte deve ser estatal e controlado pelos trabalhadores do setor e pelos usuários.

  • Redução das passagens em 60%.
  • Passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados.
  • Fim do pagamento das dividas e isenções as montadoras. Destinar parte deste dinheiro ao investimento maciço em transportes coletivos.
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