O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos realiza nesta quarta-feira, dia 3, a Assembléia Geral Extraordinária que vai eleger a Comissão Eleitoral, responsável pela coordenação do processo eleitoral que escolherá a nova diretoria da entidade – gestão 2009/2012.

A Comissão Eleitoral encaminha todos os procedimentos relativos à eleição da diretoria e do Conselho Fiscal, prevista para acontecer no início do ano que vem. O principal papel da comissão é garantir a transparência e a lisura do processo eleitoral para que a vontade dos trabalhadores seja respeitada. Somente os metalúrgicos associados têm direito a escolher a Comissão Eleitoral.

O edital de convocação da Assembléia foi publicado no dia 26 de novembro, conforme determinação do Estatuto Social da entidade. O Sindicato também está divulgando a assembléia, desde o dia 26, no Jornal do Metalúrgico e em chamadas de rádios e TVs.

A Comissão Eleitoral é formada por três membros, a serem escolhidos pelos trabalhadores na assembléia do dia 3. Os eleitos definem questões como a data da eleição, o roteiro por onde vai passar as urnas, a igualdade na indicação dos mesários e de fiscais das chapas concorrentes no dia da eleição, além de conduzir a apuração dos votos.

“A escolha da Comissão é o primeiro passo do processo eleitoral. Os trabalhadores são peça-chave desse processo, por isso esperamos que eles compareçam maciçamente à assembléia. A Comissão garante que a eleição da diretoria transcorrerá de forma que se cumpra a vontade dos metalúrgicos”, afirma o presidente do Sindicato, Adilson dos Santos, o Índio.

A Assembléia será às 18h, na sede do Sindicato, na rua Maurício Diamante, 65, Centro.