Do dia 12 ao dia 15 de abril de 2010, cerca de 150 pessoas de diferentes nacionalidades estarão reunidas no Rio de Janeiro para discutir a atuação da Vale e os violentos impactos socioambientais causados nos mais de vinte países em que está presente. O I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale será a consolidação de uma rede formada por movimentos, sindicatos e organizações dos cinco continentes.

Qual Vale você conhece?
A da propaganda, todos já viram. Uma empresa de funcionários sorridentes, trabalhando a serviço do “progresso” do país, investindo na preservação do meio ambiente e no “desenvolvimento” para o povo brasileiro.

Serão esclarecidos
Quais são os danos causados pela atuação da Vale? Quais as consequências para a região e para as populações locais? Qual é a postura da mineradora diante das reivindicações de comunidades atingidas e de trabalhadores sindicalizados? Quais os crimes cometidos nesses processos? E, por fim: de que maneira altos círculos do poder político e econômico se articulam para que empreendimentos gigantescos sejam viabilizados a qualquer custo, independente de irregularidades e de violações de direitos?

Atingidos pela Vale
Se hoje os atingidos pela Vale se reúnem, é justamente porque conhecem de perto o que existe para além da propaganda da Vale. Se articulam, trocam experiências e lutam em conjunto, porque percebem que por trás do discurso da empresa está a sua agressividade e seu poder destrutivo. Sabem, por exemplo, que o papo de “sustentabilidade” tenta esconder os irreversíveis impactos causados ao meio ambiente; que a história de “responsabilidade social” é contada para ocultar o desrespeito aos direitos das comunidades atingidas pelos empreendimentos da Vale; que a divulgação da imagem de funcionários satisfeitos não apaga o desrespeito a leis trabalhistas nem a intransigência e a arrogância no trato com trabalhadores sindicalizados.

No verso do bonito quadro vendido na TV e nas revistas, atrás da empresa compromissada com a vida e com o “desenvolvimento” do país, os atingidos pela Vale encontram a obsessão transnacional pelo lucro e pela máxima concentração de riquezas. Encontram desrespeito, injustiça, pobreza, sofrimento, morte. Por isso Lutam!