Começam a vir à tona, a partir desta sexta-feira, na segunda versão do Fórum Social Mundial, as polêmicas sobre a guerra, globalização, socialismo e outros temas, que estão longe de ser consenso entre as diversas correntes que fazem parte do Fórum.

O professor do departamento de Sociologia de Binghamtan University, James Petras, estará participando do seminário sobre a “Luta contra a guerra imperialista: desafio na construção do internacionalismo o início do século”. O debate será realizado no teatro da PUC, prédio 40, as 8 horas. “É importante entender o significado do termo `nova época” porque muito do que está acontecendo não e novo, mas uma continuação e aprofundamento da agressão imperial militar já em curso, que prevaleceu o 11 de setembro e do 7 de outubro, ainda que haja algumas mudanças significativas no contexto”, disse o professor.

Outro seminário que também se contrapõe ao pensamento da maioria da direção do Fórum Social é “novos sujeitos sociais e perspectivas socialista: protagonismo proletário no movimento anti-globalização”, com o dirigente nacional do PSTU Valério Arcary. Esse seminário será realizado na PUC, prédio 11, sala 602, as 16 horas.