Mais de mil estudantes reúnem-se para organizar a luta contra a reforma Universitária`FotoComeçou na manhã de hoje, durante o Fórum Social Mundial, o Encontro Nacional da Coordenação Nacional de Lutas dos Estudantes (Conlute), entitulado: ‘A Reforma Universitária e os Novos Rumos do Movimento Estudantil`. A mesa foi composta por José Maria, integrante da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas); Paulo Rizzo, vice-presidente da ANDES-SN e Julia Eberhardt, membro da coordenação da Conlute.

Zé Maria falou sobre o rompimento com a CUT, que, segundo ele, não mais representa os interesses dos trabalhadores e da necessidade da classe operária se unir contra as reformas neoliberais, responsáveis, entre outras coisas, pelos ‘lucros recordes dos bancos brasileiros’. Zé Maria ainda ressaltou que a reforma Universitária, ponto principal do encontro, tem como objetivo privatizar o ensino e abrir o mercado para os estrangeiros.

Fazendo uma analogia, Paulo Rizzo enfatizou que, tanto quanto o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, o presidente Lula tem agido como um exterminador do futuro, cumprindo os interesses do capital estrangeiro. ‘Caso o governo Lula consiga, até 2006, aprovar todas as reformas, ele terá desorganizado a resistência do país, terá desorganizado a resistência trabalhadora’, disse.

`FotoJulia esclareceu que a União Nacional dos Estudantes não pode falar em nome dos estudantes porque compõe a base de apoio ao governo e apóia a sua reforma Universitária. Por isso os estudantes devem iniciar o debate sobre a ruptura com a entidade e a necessidade de se construir uma nova ferramenta de lutas.

Ela defendeu a construção de um calendário de lutas para 2005 contra a reforma Universitária. Segundo Julia, é o momento de agir contra a reforma, começar um trabalho de diálogo em cada sala de aula, desmascarar o governo e mostrar que ele não trabalha a favor da juventude e que a implementação da reforma vai acabar com a universidade pública.

`FotoMais de 1000 pessoas compareceram ao Ginásio Camisa 10, onde está sendo realizado o encontro. Membros das executivas dos cursos de Física, Comunicação Social, Geografia, Letras, entre outras, também estiveram presentes e falaram sobre o movimento de luta dos estudantes. Entre os discursos, os ativistas entoavam palavras de ordem como ‘Eu sou Conlute, sou radical, não sou capacho do governo federal’. À tarde, os participantes do encontro estarão reunidos em grupos de discussão.