Encontro da CLMP
Matheus Birkut / Cromafoto

O Encontro da Coordenação de Lutas dos Movimentos Populares (CLMP) aprovou a integração da entidade na Conlutas, propondo assim a formação de uma entidade que represente não só os trabalhadores ligados aos sindicatos, mas também outros setores da população. O encontro foi realizado na sexta, dia 28, durante o Fórum Social Mundial. A CLMP irá apresentar a proposta no encontro da Conlutas, neste domingo, 30, no ginásio Camisa 10.

A CLMP aprovou outras resoluções, como uma campanha pela libertação dos presos políticos de Caleta Olivia, na Argentina, e a construção de uma jornada de lutas contra as reformas do governo Lula. Em relação à organização da Coordenação, o encontro aprovou uma aproximação com setores do movimento negro e do hip-hop, visto que a imensa maioria dos ativistas do movimento popular, além da exploração capitalista, é alvo de racismo.

A defesa da ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), será tema de uma campanha especial. A ocupação completou um ano e ainda é alvo da tentativa de reintegração por parte do proprietário, o megaespeculador Naji Nahas, com o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB).