Em ato realizado no Dia Internacional de Luta da Mulher, o vereador Cleber Rabelo foi às ruas ao lado das trabalhadoras de Belém para denunciar o descaso e os ataques dos governos impostos às mulheres. Com a participação de diversas organizações feministas, centrais sindicais e partidos políticos de esquerda, a manifestação terminou às 14h em frente à Prefeitura Municipal.

“Hoje é um dia de luta para as mulheres trabalhadoras contra a exploração e contra a opressão. E nós, do PSTU, não acreditamos que nessa sociedade capitalista se possa acabar com o machismo”, disse Cleber.
Dentre os principais temas abordados no ato, a violência contra as mulheres foi um dos principais. Segundo Cleber, as trabalhadoras sofreram por anos, sob o governo do PSDB que não tinha políticas públicas para atender os interesses das mulheres e, agora, depois de 10 anos do PT no poder, essas políticas ainda são muito limitadas. “Menos de 10% dos municípios possuem delegacias especializadas e menos de 1% dos municípios possuem casas abrigo. Essa é a prova de que Dilma não governa para as mulheres trabalhadoras”, disse.  
A situação em Belém e no estado do Pará não é diferente: contém apenas duas casas abrigo (uma do governo estadual e outra do municipal) para atender toda população feminina. A situação piora quando se fala das condições de funcionamento desses estabelecimentos: “A casa abrigo do Governo Municipal, que deveria atender 20 famílias, tem um único banheiro, falta cama, os colchões estão no chão e, para piorar, não tem psicólogos e assistentes sociais nos finais de semana para atender as mulheres que sofrem violência e agressão porque não tem dinheiro pra pagar o plantão”, disse.

 A luta pela construção de creches também foi central, pois reflete um dos problemas mais sentidos pelas mulheres trabalhadoras, que muitas vezes ficam impossibilitadas de trabalhar por não terem onde deixar seus filhos. Segundo Cleber, Belém possui uma população de 59.772 crianças até três anos e menos de 7% são atendidas pelas creches. “Enquanto isso, vemos o governo federal propondo um número bastante limitado de construção de creches, que é de 6 mil, até 2014, enquanto o déficit é de 70 mil, até 2006, no entanto, o governo só entregou 54 creches”, afirmou o vereador.

Ao final do ato, uma comissão com 14 mulheres, representantes de diversas organizações, foi recebida pelo prefeito de Belém, que agendou uma nova reunião para discutir com essas lideranças as principais pautas de reivindicação das mulheres. Cleber Rabelo esteve presente nessa reunião e acredita que o próximo encontro, para o dia 13 de março, é uma vitória das mulheres e movimentos sociais que “demonstraram sua força através da mobilização e obrigaram o prefeito a recebê-los”, disse.

Post author
Publication Date