Claudia leva a saudação do PSTU ao congresso
Kit Gaion

A pré-candidata à vice-presidência pelo PSTU, Claudia Durans, esteve na abertura do Congresso da Conlutas na noite desse 3 de junho no Centro de Convenções em Santos (SP), onde discursou sobre a importância do evento e a pré-candidatura.

Ela lembrou do esforço da construção da unidade que possibilitou tanto a consolidação da Conlutas quanto o Congresso de Unificação. “Estamos na véspera da maior vitória do movimento de massas dos últimos anos”, afirmou Claudia.

Ela lembrou ainda da independência financeira para organizar o congresso e o esforço para se manter esse princípio. “Todos sabemos do esforço que foi organizar esse congresso, e eu que sou do Maranhão sei bem das rifas que tivemos que fazer, das feijoadas que organizamos”, disse, ressaltando o orgulho dos ativistas presentes em fazer parte desse momento histórico.

Internacionalismo
Claudia discursou também sobre a importância do internacionalismo para a luta dos trabalhadores, aliado à batalha pelo socialismo. “Integrei a delegação da Conlutas que foi ao Haiti após o terremoto e posso dizer que essa viagem fortaleceu ainda mais em mim a convicção que a luta dos trabalhadores deve ser uma luta a favor do socialismo”, afirmou, sendo amplamente aplaudida.

Ela defendeu a concepção de organização consolidada na Conlutas em todos esses anos. “Chegamos a uma concepção de central sindical e popular, mas que também agrega a luta contra as opressões e a luta estudantil, temos que nos orgulhar dessa concepção e defendê-la, pois é muito preciosa essa unidade”, discursou, lembrando do papel que a Coordenação cumpriu nesse período: “Aqui estão os companheiros e companheiras que lutaram contra o governo de Frente Popular, que fizeram as greves do funcionalismo, as marchas a Brasília”.

Pré-candidatura
Claudia apresentou a pré-candidatura operária e socialista do PSTU, tendo à frente Zé Maria. “E eu sou a pré-candidata à vice-presidência, expressando essa unidade tão fundamental de raça e classe, na luta contra as opressões e contra o capitalismo”. Claudia Durans ressaltou a importância dessa unidade nessas duas frentes de luta contra o capital.

Por fim, Claudia conclamou os presentes à luta: “Vamos juntos, homens e mulheres na luta em defesa dos trabalhadores, contra o capitalismo e pelo socialismo”.