Na última sexta-feira, dia 25 de novembro, ocorreu a eleição do Grêmio da Escola Técnica Ferreira Viana, um grêmio de tradição na cidade do Rio de Janeiro. A chapa “Reviravolta“ recebeu 201 votos (70,52% dos votos válidos) e a “Autêntica“ (do PCdoB, com discurso apartidário) teve 84 votos (29,48%).

Esse era o último grêmio que o PCdoB dirigia na cidade e o resultado foi uma derrota importante para os governistas. Ainda mais em se tratando da vitória de uma chapa que reivindicou a Coordenação de Luta dos Estudantes (Conlute) e a Umeluta, entidade municipal criada há pouco tempo por grêmios que não reconhecem a AMES fantasma.

Durante o processo eleitoral, a chapa Reviravolta, formada por ativistas que dirigiram a lutas durante o ano, teve de se enfrentar com as manobras do PCdoB. Por três vezes, eles deram golpes, adiando a eleição, até que a jogaram para o último dia de aula, na esperança de que não se atingisse o quórum mínimo, de 205 votantes. Mas a eleição foi um sucesso. O quórum foi ultrapassado com folga, chegando a 303 estudantes. Alguns alunos foram a escola exclusivamente para votar.