Chapa 'Avançar Conlutas'
Pedro Palikura

Nos dias 22 e 23 de janeiro, ocorreu a eleição do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém. A chapa “Avançar Conlutas”, formada por militantes do PSTU e independentes, derrotou a chapa “Unidade Operária” (PCdoB e CTB). A votação foi de 1.589 votos contra 317.

Esta vitória é fruto do sistemático trabalho que o principal sindicato da Conlutas no Pará desenvolve junto a sua base. A categoria é um dos batalhões mais pesados e explorados dos trabalhadores. No ano passado, após travarem uma intensa batalha contra a patronal na campanha salarial, os operários conseguiram arrancar um reajuste de 15%, o maior da categoria em nível nacional, além da participação em lucros e resultados.

Agora, com essa eleição, os operários junto a sua direção estarão re-oxigenados para enfrentar a crise mundial e combater as demissões que já começaram. Só em dezembro, foram 1.500 em férias coletivas. Atualmente, dezenas de obras estão completamente paradas, com algumas empresas à beira da falência.

Portanto, que venham os patrões! “Se essa crise aumentar, vamos ter de ocupar obra, ocupar prédio”, deixa o recado Ailson Cunha, coordenador-geral do sindicato e militante do PSTU.