Entre os dias 12 e 14 de dezembro, ocorreram as eleições do SINTUR-RJ, sindicato dos técnicos administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, localizado na Baixada Fluminense.

A eleição se polarizou a partir de temas políticos, tendo de um lado a chapa 1, atual gestão, e a chapa 2 oposicionista e apoiada pela CSP-Conlutas. A chapa 1 obteve 262 votos e a chapa 2 obteve 282 votos tendo 15 brancos e nulos.

A chapa que ao longo da gestão nunca foi linha de frente dos enfrentamentos com o governo ou com a reitoria pregava que o sindicato não pode ser radical ou ficar fazendo política. Além disso, teve como centro de suas propostas as obras feitas no sindicato.

Já a chapa 2, composta por companheiros militantes do PSTU e independentes, reuniu o melhor da vanguarda que esteve a frente das duas greves vividas na universidade em 2011 – a primeira em defesa da insalubridade e a segunda por reajuste e plano de carreira. Propôs um sindicato combativo, que não se amedronte nem se alie a governo ou a administração.

O resultado da eleição demonstra que a categoria, apesar da polarização, escolheu o caminho da luta para conquistar vitórias e defender seus direitos. Parabéns aos trabalhadores da UFRRJ e boa sorte a chapa 2, agora direção do sindicato.