Entre os dias 9, 10 e 11 de abril, ocorreram as eleições para o tradicional Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ (FND/UFRJ). O resultado das eleições fizeram jus ao papel que esse CA cumpriu nas lutas contra a ditadura militar. A chapa 2 “Justa Causa”, apoiada e construída pela Conlute, venceu as eleições após concorrer com a chapa 1, da UNE, que há alguns anos vinha tirando o histórico caráter combativo desta entidade.

O que temos agora é mais um aliado de peso na luta em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, defendendo um programa de luta contra a precarização e a privatização das universidades que contam com a ofensiva do governo Lula e da Reitoria para implementar o REUNI na UFRJ. A chapa 1 derrotada, composta pela UNE, defendia em seu programa o REUNI de Lula e o conjunto da reforma universitária.

As lutas nacionais agora contam com a força política de um centro acadêmico de 92 anos de história que teve destaque na luta contra os anos sombrios da ditadura militar, onde foi fechado em 1969 e teve seus diretores e estudantes perseguidos e presos. Após 40 anos do golpe militar e dos ataques da ditadura ao ensino público e à democracia, voltamos a comemorar a volta do CACO as lutas nacionais que sacodem o país novamente. Esperamos que nas próximas páginas de sua história se escrevam os dias em que novamente as ameaças do autoritarismo e da repressão foram derrotadas pelos estudantes novamente em luta.

Da mesma forma que há 70 anos, o CACO contribuiu para a construção de uma entidade combativa que organizasse nacionalmente a luta, hoje, dada falência da UNE, ele contribui para a construção de uma nova alternativa de organização pro movimento estudantil brasileiro, combativa e democrática.

  • Visite o novo site da Conlute
    www.conlute.org.br