Após dois dias de eleições, a chapa DCE é pra Lutar, formada por membros da Conlute, militantes do PSTU e independentes, venceu as eleições para a diretoria do DCE da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O resultado foi divulgado no dia 2 de junho, e só vem comprovar o quanto os estudantes repudiam as gestões pelegas ligadas à UNE.

As eleições aconteceram entre os dias 31 de maio e 10 de junho, em uma campanha corrida, anunciada às pressas justamente para impedir o debate entre os estudantes. Além da chapa DCE é pra lutar, concorreram as chapas Rejeição, formada por independentes e sem discurso político algum, e a chapa Audácia, composta por militantes do P-SOL e diretores da antiga gestão.
A chapa vencedora, que recebeu 1.465 votos (44,85% do total), demonstrou enorme disposição de luta e reúne os estudantes que estiveram à frente das principais atividades do último período: plebiscito contra a reforma Universitária, a luta contra o aumento das passagens em Belo Horizonte e pela redução dos preços do bandejão da UFMG.

A última gestão do DCE foi marcada pelo imobilismo e o distanciamento dos estudantes. O resultado destas eleições é mais um sinal de que os estudantes não vão aceitar calados a traição da UNE e os golpes desferidos contra a universidade pública pelo governo Lula. Mais uma conquista do movimento estudantil e da luta nacional contra a reforma Universitária.
Post author Gabriel Huland e Lívia Furtado, de Belo Horizonte (MG)
Publication Date