Parte dos ativistas da chapa apoiada pela ANEL

Em uma madrugada de muita emoção, do dia 1º a 2 de julho, uma das principais disputas do movimento estudantil neste ano terminou com vitória para a ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes-Livre). O DCE-UFRJ seguirá na luta e impulsionando a reorganização entre os estudantes lutadores de todo o Brasil.

A derrota da chapa 1 – claramente identificada com a UNE – em meio a uma conjuntura desfavorável aos setores de oposição de esquerda ao governo Lula, interrompe um ciclo em que as chapas governistas venceram a maior parte das eleições de DCE desde o fim de 2009. Uma vez mais, uma das maiores universidades federais do Brasil diz “não” à União Nacional dos Estudantes. A força de um trabalho estrutural sólido prevaleceu sobre as ilusões em um governo que segue implementando planos de desmonte do ensino superior público.

A Juventude do PSTU parabeniza a chapa 2 “A UFRJ que queremos” e saúda a unidade construída entre a ANEL e a oposição de esquerda da UNE naquela Universidade. Desejamos que essa vitória inspire ambos os setores a realizar neste segundo semestre uma campanha unificada em defesa da qualidade de ensino e a reproduzirem chapas unitárias nas próximas eleições por todo o país.

Chapa 1 – Um novo enredo – 1851
(PCdoB + PT + Independentes)

Chapa 2 – A UFRJ QUE QUEREMOS! – 2555
(PSTU + PSOL + independentes)

Chapa 3 – Correnteza – 588
(PCR + Independentes)

Chapa 4 – Revida, Minerva – 1020
(Coletivo Marxista + Independentes)

Chapa 5 – A UFRJ pode – 823
(PSDB + Independentes)

nulo/ branco – 102

Total – 6939