Cerca 3.500 mil moradores da Ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos, realizaram na manhã desta sexta-feira (6) o trancamento da Rodovia Presidente Dutra, no sentido Rio de Janeiro, por duas horas. A manifestação, organizada pelo MUST (Movimento Urbano dos Sem Teto) com o apoio da CSP-Conlutas, tem o objetivo de evitar a reintegração de posse do terreno prevista para acontecer após o recesso do Judiciário, que termina na próxima segunda-feira. Além disso, os moradores também denunciam a ação truculenta e intimidatória da polícia militar feita na comunidade na quinta-feira (5).

Segundo informações do integrante do MUST Valdir Martins, o Marrom, cerca de 200 policiais invadiram a comunidade do Pinheirinho, quebraram casas e coagiram trabalhadores e trabalhadoras. “Estamos aqui denunciando essa ação e para reivindicar uma posição do prefeito que não faz nada para regularizar a situação dos moradores”, ressaltou.

Desde julho de 2011, as mais de 1.577 famílias que vivem no local aguardam apreensivas a reintegração de posse determinada pela juíza da 6ª Vara Cível de São José, Márcia Loureiro e vivem o drama de serem despejados a qualquer momento.

  • Envie uma moção de repúdio às autoridades e ajude a impedir uma tragédia