Encontro será para celebrar apoio à Dilma Roussef e bloquear lutasAs seis centrais sindicais que apóiam o governo Lula – CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CGTB e NCST – marcaram também para o início de junho, uma conferência nacional, chamada de Conclat, que tem como objetivo definir o apoio a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República.

Os governistas querem bloquear as lutas contra os patrões e o governo, especialmente no segundo semestre, onde ocorrem simultaneamente as eleições burguesas e grandes campanhas salariais de categorias importantes. Eles viraram as costas mais uma vez para as lutas dos trabalhadores, para priorizar as eleições dos candidatos da base do governo.

A existência desta conferência no mesmo período do Congresso de Unificação coloca uma polarização muito importante no movimento sindical brasileiro. De um lado está uma conferência governista, que quer disciplinar o movimento a não lutar, atrelando o movimento sindical ainda mais ao governo. Do outro lado, está um congresso classista, independente e de luta, organizado pelos setores de oposição de esquerda ao governo, que não abriram mão da defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo pobre.
Post author
Publication Date