Corrente, Classista, Unitária, Revolucionária e Autônoma (CCURA), uma das correntes sindicais mais importantes da UNT venezuelana, aprova resolução de adesão ao encontroOs trabalhadores venezuelanos vivem hoje um rico processo de reorganização sindical. A expressão mais importante disso está sendo a construção de uma central, a UNT (União Nacional dos Trabalhadores), em alternativa à velha Central dos Trabalhadores da Venezuela (CTV).

A Corrente, Classista, Unitária, Revolucionária e Autônoma (CCURA) é uma das correntes sindicais mais importantes da UNT. Atualmente, um dos seus dirigentes, Orlando Chirino, coordenador nacional da UNT, foi demitido da PDVSA (estatal petroleira venezuelana) pelo governo Hugo Chávez.

O sindicalista cumpriu um importante papel contra o golpe de estado de abril de 2002 e na defesa da indústria petroleira nos dias da sabotagem patronal ocorrida no mesmo ano. Chirino foi demitido ilegalmente e sem justificativas pelo governo. Atualmente, várias organizações sindicais, como a Conlutas no Brasil, realizam uma intensa campanha por sua reintegração.
Confira abaixo a resolução da CCURA de adesão ao Elac:

Resolucão da Corrente, Classista, Unitária, Revolucionária e Autônoma (CCURA) da Venezuela

Companheiros do Elac

Na reunião de dirigentes nacionais da CCURA, realizada em Caracas no dia 16 de abril, e com a presença de uma delegação de companheiros da Conlutas do Brasil, foi aprovada a participar e de ser convocante do Encontro Latino-americano e Caribenho dos Trabalhadores. Igualmente, se aprovou a necessidade de difusão e o construção do evento, além de enviar uma importante delegação ao mesmo.

Por outro lado, está em preparação uma declaração de nossa corrente para somar a experiência do movimento operário venezuelano no processo revolucionário da Venezuela junto às propostas do CCURA.

Solicitamos que se incorpore a CCURA como convocante em toda nova propaganda e difusão do ELAC, para fortalecer o convite e avançar em maior unidade os trabalhadores classistas do continente e do Caribe.

Orlando Chirino, Richard Gallardo, José Bodas, José Barreto
Corrente Classista Unitária Revolucionaria e Autônoma (CCURA) – Venezuela

  • Visite o site do Elac
  • Clique para enviar uma mensagem pela readmissão de Orlando Chirino