No Opinião Socialista número 148 há uma matéria que relata uma pretensa reunião da “Esquerda CUTista“. Neste relato aparece, na lista de presença, a Articulação de Esquerda. Como nenhum militante da tendência que é de coordenações gerais ou da coordenação setorial sindical participou desta reunião, nos cabe fazer os seguintes esclarecimentos e manifestar as seguintes opiniões:

a) A Articulação de Esquerda só participa de um bloco para os Congressos estaduais e Nacional da CUT: “Fortalecer a CUT, defender e ampliar direitos“.
b) A inclusão do nome da AE como participante da reunião é imprópria, pois, não havia ninguém falando em nome da corrente na mesma.
c) A Articulação de Esquerda condena este método. Se os companheiros do PSTU querem manter diálogo com a corrente que procurem a coordenação sindical ou a direção nacional (ou as estaduais) para discussão e não se utilizem da “oportunidade“ de uma ou outra reunião para criar um “clima“ equivocado de que a AE estaria participando de outras reuniões que não fosse o bloco Fortalecer a CUT.
d) Finalmente, só temos a lamentar, pois, esta prática acaba por acirrar os ânimos e dificulta uma relação de confiança, no lugar de ajudar o aprofundamento do diálogo entre correntes que atuam, em muitas categorias e em muitas lutas, ombro-a-ombro.

Esperamos, sinceramente, que tal equívoco não mais ocorra e que possamos manter um debate fraterno, crítico e esclarecedor evitando práticas que só ajudam a cultivar desconfiança entre correntes socialistas.

Coordenação Sindical Nacional da Articulação de Esquerda

NOSSA RESPOSTA:
De nossa parte esclarecemos que não houve o intuito de causar nenhum mal entendido ou constrangimento. No entanto, na medida em que um diretor da Apeoesp se apresentou nesta reunião como membro da Articulação de Esquerda, não há como sabermos se ele fazia parte de alguma coordenação e tampouco conhecemos a estrutura interna da corrente. Concluímos o que foi noticiado.

Mas se assim desejam os companheiros, esclarecemos que nenhum membro de Coordenação da AE, fez parte desta reunião e não estão engajados na construção de um Bloco de Esquerda para CUT, apesar de militantes desta corrente terem participado desta reunião e estarem de acordo com este projeto.
Post author
Publication Date