Nos dias 9 e 10, a Frente de Esquerda em Minas viajou pelas cidades do Sul do estado apresentando a candidata ao governo, a professora Vanessa Portugal, do PSTU. Também participaram das visitas Gilberto Gomes, o “Giba”, dirigente da Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos, candidato a deputado estadual, e o ex-dirigente do Sindicato dos Bancários e advogado, Sebastião Carlos, o “Cacau”, candidato a deputado federal.

Na quarta-feira, dia 9, os candidatos estiveram na cidade de Extrema. Nas principais fábricas metalúrgicas, os candidatos ressaltaram que neste ano os metalúrgicos irão enfrentar dois desafios importantes. A campanha salarial começa já em setembro e, junto com a luta por aumento real de salários, está também a necessidade de votar em candidaturas operárias para apoiar as lutas dos trabalhadores e movimentos organizados. Às 10h, os candidatos fizeram um bate-papo com trabalhadores no sindicato dos metalúrgicos, com apresentação das candidaturas para a imprensa local. À tarde, a caravana passou por Cambuí, chegando até Paraisópolis, onde os candidatos escolheram a portaria da DELPHI (principal metalúrgica da região) para conversar com os trabalhadores. Vanessa destacou que “a luta por salário, emprego e terra passa também pela luta política. Os trabalhadores têm que dar um basta nos políticos corruptos e no PT, PSDB e PFL”.

Vanessa disse que “Alckmin e Lula se comprometeram a aplicar a reforma sindical e trabalhista contra os trabalhadores”. Cacau, por sua vez, denunciou a tentativa de dividir a categoria metalúrgica da região, com um sindicato fantasma dirigido pela CUT e apoiado pelo governo e pelos patrões, e chamou os trabalhadores a lutarem contra a divisão da categoria.

A caravana seguiu para a cidade de Itajubá, finalizando o dia com a apresentação das candidaturas aos trabalhadores dos estabelecimentos de saúde de Itajubá e Região.

Na quinta-feira, Vanessa, Cacau e Giba, com ativistas e simpatizantes da campanha, passaram por hospitais da cidade e denunciaram a precariedade com que trabalhadores da área de saúde são obrigados a conviver em seus locas de trabalho, às vezes faltando materiais básicos de higiene. Os candidatos também denunciaram o sucateamento da saúde pública em Minas.

Ainda em Itajubá, a caravana percorreu as principais fábricas metalúrgicas, como IMBEL, Mahle, Areva, Fania, AFL. No centro da cidade, os trabalhadores demonstraram apoio às candidaturas operárias da frente em Minas, reforçando a necessidade de votar em Heloisa Helena e não votar em mensaleiros e nos candidatos dos patrões.
Ao final do dia, foi realizada uma reunião com os candidatos e ativistas de campanha, que discutiu a necessidade da formação de um comitê de campanha na cidade, pelo apoio a Heloísa Helena e aos candidatos a Frente de Esquerda Socialista.

  • Saiba mais sobre a campanha da Vanessa no blog de Minas Gerais
    www.vanessaportugal.org.br

    Post author Jeferson Mendonça, de Itajubá (MG)
    Publication Date