Documentário exigiu uma ampla pesquisa de dados e imagens
Reprodução

Caparaó é o filme de Flávio Frederico que estreou em todo o Brasil no dia 8 de junho. A história da primeira guerrilha rural do país foi vencedora do festival “É tudo verdade”, mostra internacional que premiou os melhores documentários.

Durante três anos, uma extensa pesquisa foi realizada pelo próprio Flavio Frederico (Documentos, fotos e imagens de arquivo); pelo jornalista e historiador Paulo Canabrava (Pesquisa Histórica), pela pesquisadora Iara Crepaldi (Fotos) e pela pesquisadora Alejandra Hope (imagens de arquivo).

A Guerrilha do Caparaó foi a primeira tentativa de luta armada contra a ditadura militar brasileira, após o golpe de 1964. patrocinados diretamente por cuba, um grupo de militantes, a maioria ex-militares, retirou-se para a Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, em agosto de 1966, dando início a um intenso treinamento militar. O movimento foi reprimido por uma das maiores operações militares do país que mobilizou cerca de 3.000 militares do Exército e da Aeronáutica e policiais militares.

Frederico estrutura a narrativa através de relatos de ex-guerrilheiros, escritores, jornalistas, policiais e outros que estiveram diretamente envolvidos neste episódio da história recente do Brasil. O documentário recebeu os prêmios de melhor filme brasileiro de longametragem no festival “É Tudo Verdade” e de melhor filme, melhor roteiro e melhor pesquisa no Recine 2006.

Ficha Técnica:
Título Original: Caparaó
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 77 minutos
Ano de Lançamento: 2007 (Brasil)
Direção: Flávio Frederico
Roteiro: Flávio Frederico
Montagem: Vítor Alves Lopes
Produção: Flávio Frederico
Fotografia: Carlos André Zalasik
Música: Beto Villares, Fernando Catatau e Kalil
Elenco: Araken Vaz Galvão, Amadeu Felipe da Luz Ferreira, Avelino Bioen Capitani, Amarantho Rodrigues, José Jorge da Silva, Juverci Emerick, Edval Augusto de Melo, Jelci Rodrigues, José Caldas, Hermes Machado Neto, José do Nascimento, Vagner Orlandi, Jacinto Franco do Amaral Mello, Sebastião Rocha, Flávio Tavares, Antônio Pereira Leite, Chiquinho Protázio, Esther Kuperman, Geraldo Lanes, Major Zezinho,

  • Visite o site oficial do filme