Em meio a uma avalanche de denúncias de corrupção envolvendo as duas principais candidaturas burguesas no Amazonas, Braga (PMDB) e Amazonino (PFL), a Frente de Esquerda vem cumprindo um papel fundamental de unir a esquerda e se apresentar como uma alternativa concreta para os trabalhadores e a juventude.

Como tem ocorrido em todo país, os jornais e as emissoras de TV, comprometidos com seus representantes burgueses, têm procurado alijar as nossas candidaturas. Para tanto, deixam de pautar e dar cobertura às atividades da Frente e criam todos os tipos de artifícios para impedir que os nossos candidatos participem de debates televisivos.

No entanto, com o desenvolvimento do processo eleitoral e a luta encarniçada dos dois principais blocos políticos dominantes, abriu-se uma crise nos meios de comunicação locais e na justiça burguesa. A primeira consequência desse processo é a exposição diária de um rosário de falcatruas, corrupção e descaso com os interesses públicos em benefícios de grupos privados e amigos das hostes do poder. A segunda consequência é o rompimento dos bloqueios de isolamento das nossas candidaturas.

Diante desse quadro, a Frente de Esquerda tem se pautado por uma intensa campanha contra as candidaturas burguesas, apresentando uma saída anticapitalista, classista e socialista. Aliado a isto, empreendemos uma forte denúncia do comprometimento dos meios de comunicação de massa com as candidaturas dos ricos.

No final desta semana entramos na justiça e garantimos a participação do candidato ao Senado pela frente Luiz Navarro (PCB) no debate da TV Acritica, filiada ao SBT. Revertemos também, por força do nosso crescimento nas pesquisas de intenção de votos ao governo, o veto a nossa participação no debate dos candidatos ao governo na TV Amazonas, filiada à Rede Globo, que será no dia 26 de setembro. E já estamos providenciando uma peça jurídica para garantir que Herbert Amazonas, candidato do PSTU ao governo pela Frente de Esquerda, possa participar no debate também na TV Acrítica.

Essas são vitórias importantes que refletem no ânimo da militância e daqueles que simpatizam com as nossas candidaturas. Servem pra fazer avançar ainda mais o trabalho que a Frente de Esquerda vem desenvolvendo na campanha.