Pesquisa divulgada no último dia 28 na cidade de São José dos Campos (SP) mostra o candidato do PSTU à prefeitura da cidade, Toninho, com 4,2% das intenções de votos. A pesquisa aponta um crescimento de 0,9% com relação à última pesquisa realizada na primeira quinzena de setembro. Levando em consideração apenas os votos válidos, Toninho tem 4,9% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada pelo instituto Brasmarket a pedido do jornal Valeparaibano.

Única candidatura dos trabalhadores
Na maior cidade do Vale do Paraíba, importante pólo industrial, três candidatos concorrem à prefeitura. O atual prefeito, o tucano Eduardo Cury, o candidato do PT, o deputado estadual Carlinhos de Almeida e Toninho, candidato da Frente de Esquerda (PSTU-PSOL). Apesar de três candidatos, apenas dois projetos opõem-se na prática. Cury e Carlinhos representam o continuísmo, enquanto apenas a candidatura de Toninho defende de forma intransigente os trabalhadores, denuncia a privatização da saúde pública, o caos no transporte e o déficit habitacional.

Ao contrário das outras candidaturas, a de Toninho é financiada apenas pelos trabalhadores, não contando com dinheiro de bancos ou empreiteiras. Com esforço militante, a campanha é realizada principalmente nas fábricas, ocupações, escolas e bairros operários. O tempo de propaganda na TV é o menor, de apenas 3 minutos, o suficiente, porém, para incomodar os poderosos. Recentemente, o candidato tucano conseguiu direito de resposta a um programa da Frente de Esquerda que denunciava o caos na saúde. O tempo de TV, porém, foi revertido e Toninho conseguiu mais três minutos no programa e Cury. No programa, a própria população pôde falar sobre a dramática situação da saúde na cidade.

Reta final de campanha
A intenção de votos de Toninho, ao contrário do que poderia acontecer, não baixa devido à pressão do chamado “voto útil”, ou seja, o voto nos candidatos com maior índice nas pesquisas. Agora, na reta final, a campanha vai mostrar a necessidade do voto numa candidatura dos trabalhadores. “Nossa candidatura é a única que representa os interesses dos trabalhadores. Votar 16 é ajudar a fortalecer esse projeto”, afirma Toninho.

Visite o blog do Toninho
http://toninho16.wordpress.com