Ato em Campinas nesse dia 16
Robson Sampaio

Neste dia 16, o Comitê de Solidariedade ao Pinheirinho da região de Campinas organizou um novo ato em apoio e solidariedade aos moradores do Pinheirinho. Uma exposição de fotos com as imagens do que era o Pinheirinho antes da invasão da polícia e depois que as casas foram derrubadas chamou a atenção da população que passava pelas ruas do centro da cidade ao final da tarde. Muitos paravam para ver as fotos e participar da manifestação.

Intercalando com as falas dos representantes dos sindicatos, movimentos e partidos presentes, a música tema do bloco “Acorda Peão”, “Covardia Nacional”, era tocada no carro de som e cantada pelos manifestantes.

O companheiro Marrom, um dos dirigentes do Pinheirinho esteve presente no ato e deu um depoimento de todas as barbaridades que aconteceram na desocupação das casas. Também estiveram presentes duas companheiras que são coordenadoras do Pinheirinho e uma delas, a Jéssica, falou muito emocionada sobre a situação das famílias após quase um mês do massacre. Marrom também contou que apesar de tudo, os coordenadores do Pinheirinho não desistiram de lutar, continuam se organizando, realizando as assembléias todos os sábados com os moradores e mantém com muita força a exigência à presidenta Dilma, que desaproprie o terreno e reconstrua as casas.

Também continuam as denúncias de todos os direitos humanos que foram barbaramente violados pela PM de São Paulo a mando da justiça estadual e do governador Geraldo Alckmin, como será realizada nesta próxima quinta, dia 23 no Senado, a audiência organizada pelo senador Suplicy.

Durante o ato também várias entidades passaram informes de como está o início da arredação de dinheiro na base das categorias e que irá continuar com a campanha do Bônus de Solidariedade, que já na semana que vem será depositado na conta do Pinheirinho.

O Ato também denunciou os “Novos Pinheirinhos” que se avizinham como o caso da ocupação Zumbi dos Palmares em Sumaré(região de Campinas) ou em Cuiabá no MS, ambas ameaçadas de reintegração de posse, demostrando que a luta pela desapropriação do Pinheirinho e a reconstrução das casas pelo governo federal é uma luta de todos os moradores de ocupações e bairros irregulares, é a luta por uma verdadeira Reforma Urbana em nosso país.

Ao anoitecer, um vídeo sobre o Pinheirinho foi passado na praça e emocionou todo mundo. A bateria da FlasKô(fábrica ocupada de Sumaré), fez uma apresentação de sua batucada, a mesma que participou do ato em São José dos Campos.

Ao final do ato, divulgamos a próxima reunião do Comitê, que será no dia 23 de fevereiro às 18h no sindicato dos metalúrgicos, porque a luta pelo Pinheirinho não pode parar!