Nos dias 21 e 22 de abril, na cidade de Campinas (SP), foi realizado o curso “O Jornal e o Partido”, sobre a importância histórica do jornal para as organizações revolucionárias e o movimento operário. Este curso acontece no momento em que o PSTU discute a necessidade de melhorar o trabalho com seus veículos de comunicação.

Foram estudados textos de Lênin: “Por onde começar?”(1901), “A História da Imprensa Operária na Rússia”(abril de 1914) e “A Classe Operária e sua Imprensa”(junho de 1914). Além das resoluções da III Internacional Comunista sobre a imprensa do partido.

Com o debate, realizado em grupos e plenárias, discutiu-se a importância do jornal como um instrumento para a divulgação e unificação da política do partido, além da independência financeira da imprensa revolucionária.

Entre as principais conclusões do curso está a necessidade da formação de uma rede de colaboradores, sejam eles militantes do partido ou não, que escrevam regularmente para o jornal a fim de que este melhor expresse a realidade da classe trabalhadora.

  • Baixe textos sobre imprensa operária